Os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Laerte Ramos de Carvalho, na Vila Iza, Zona Sul de São Paulo, viam todos os dias no seu pátio uma parede colorida, com símbolos dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) pintados – mas isso não significava muito para a maioria deles. Isto mudou em 2018, quando a professora Karen Sellis decidiu desenvolver um projeto de educomunicação com os alunos no contraturno e deu voz à parede, ressignificando aquela mensagem e envolvendo toda a comunidade escolar na tarefa de traduzir os ODSs.
A ideia inicial de Karen, que é professora de artes, era implantar com seus alunos uma iniciativa de imprensa escolar. Ela pediu uma consultoria à Secretaria Municipal de Educação (SME), e na visita técnica que receberam do coordenador do Núcleo de Educomunicação da (SME), Carlos Lima, juntos eles identificaram o potencial daquela parede.
“Nós envolvemos os alunos em um processo de traduzir os ODS e conectar os assuntos, que podem parecer complexos, à realidade deles”, conta a professora.
Os estudantes se dividiram em grupos e cada um escolheu um ODS. Eles pesquisaram o tema e escolheram pessoas da própria escola para entrevistar – professores, coordenadores, aluno, etc. O resultado foi um podcast para cada ODS. O conteúdo foi hospedado em QR Codes, que por sua vez foram pintados na parede para que qualquer um pudesse escaneá-los e saber mais sobre aquele tema, sob a perspectiva dos alunos.
“Foi muito gratificante porque os alunos se envolveram muito e deixamos um legado para a escola. Gerou uma curiosidade por parte dos alunos que não participaram e toda vez que algum professor vai abordar os ODS, ele leva os alunos na parede e mostra o trabalho que fizemos. É um resultado que não para de se multiplicar”, celebra Karen.