Esta edição do “Diálogos Envolverde, Maratona ODS” trata do ODS 4, que estipula que os países consigam, até 2030, assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade e ainda promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. O debate, que aborda os desafios do Brasil para alcançar a meta da Organização das Nações Unidas, tem a participação da presidente do conselho do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária – CENPEC, Anna Helena Altenfelder.
No bate-papo, Anna reforça a importância de medidas que garantam o acesso à educação de qualidade para todos e que considerem a condição socioambiental de cada cidadão, para suprir essas necessidades de maneira adequada e individual. Segundo ela, a reformulação de algumas políticas públicas que existem no Brasil são essenciais para garantir que metas
importantes desse ODS sejam cumpridas, como, por exemplo o combate à evasão escolar, aumento da alfabetização, crescimento das vagas nas creches e acesso às universidades e escolas de ensino técnico.
Outro ponto levantado pela presidente do conselho do CENPEC é a melhoria na formação de professores para reduzir, inclusive, os preconceitos da sociedade. Esses dois aspectos também são metas da ODS 4.
“Nós somos uma sociedade que naturaliza os preconceitos, a discriminação, a pobreza. Os professores são constituídos nessa sociedade. Então é preciso um trabalho de reflexão, de conscientização para que a gente possa olhar quais são as ações que perpetuam essas desigualdades e essa discriminação”, afirma Altenfelder.
Anna Helena Altenfelder é pedagoga, com especialização em psicopedagogia pelo Instituto Sedes Sapientiae, mestre e doutora em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). É Presidente do Conselho de Administração do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), onde atua há mais de quinze anos como superintendente, pesquisadora, formadora, autora de materiais de orientação para professores e gerente de projetos.
ODS 4 e a Cidade de São Paulo
A pandemia reforçou ainda mais a necessidade de uma educação equitativa, mesmo nas grandes capitais. Em São Paulo, vimos que muitos alunos da rede pública de ensino foram prejudicados pelos métodos de ensino à distância. Apesar dos conteúdos disponibilizados através de ações como a criação do Centro de Mídias, do Governo do Estado, muitas crianças e adolescentes não tiveram contato com as atividades pedagógicas, por conta da falta de internet e equipamentos adequados.
É por isso que uma educação de qualidade, que atenda particularmente a necessidade de cada parcela da sociedade, assim como prevê esse ODS, é essencial para o desenvolvimento de São Paulo e do Brasil.
Nações Unidas
Até 2030, garantir que todas as meninas e meninos completem o ensino primário e secundário gratuito, equitativo e de qualidade, que conduza a resultados de aprendizagem relevantes e eficazes.
Brasil
Até 2030, garantir que todas as meninas e meninos completem o ensino fundamental e médio, equitativo e de qualidade, na idade adequada, assegurando a oferta gratuita na rede pública e que conduza a resultados de aprendizagem satisfatórios e relevantes. +
Indicadores
Nações Unidas
Até 2030, garantir que todos as meninas e meninos tenham acesso a um desenvolvimento de qualidade na primeira infância, cuidados e educação pré-escolar, de modo que eles estejam prontos para o ensino primário.
Brasil
Até 2030, assegurar a todas as meninas e meninos o desenvolvimento integral na primeira infância, acesso a cuidados e à educação infantil de qualidade, de modo que estejam preparados para o ensino fundamental.
Nações Unidas
Até 2030, assegurar a igualdade de acesso para todos os homens e mulheres à educação técnica, profissional e superior de qualidade, a preços acessíveis, incluindo universidade.
Brasil
Até 2030, assegurar a equidade (gênero, raça, renda, território e outros) de acesso e permanência à educação profissional e à educação superior de qualidade, de forma gratuita ou a preços acessíveis.
Nações Unidas
Até 2030, aumentar substancialmente o número de jovens e adultos que tenham habilidades relevantes, inclusive competências técnicas e profissionais, para emprego, trabalho decente e empreendedorismo.
Brasil
Até 2030, aumentar substancialmente o número de jovens e adultos que tenham as competências necessárias, sobretudo técnicas e profissionais, para o emprego, trabalho decente e empreendedorismo.
Nações Unidas
Até 2030, eliminar as disparidades de gênero na educação e garantir a igualdade de acesso a todos os níveis de educação e formação profissional para os mais vulneráveis, incluindo as pessoas com deficiência, povos indígenas e as crianças em situação de vulnerabilidade.
Brasil
Até 2030, eliminar as desigualdades de gênero e raça na educação e garantir a equidade de acesso, permanência e êxito em todos os níveis, etapas e modalidades de ensino para os grupos em situação de vulnerabilidade, sobretudo as pessoas com deficiência, populações do campo, populações itinerantes, comunidades indígenas e tradicionais, adolescentes e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas e população em situação de rua ou em privação de liberdade. +
Nações Unidas
Até 2030, garantir que todos os jovens e uma substancial proporção dos adultos, homens e mulheres estejam alfabetizados e tenham adquirido o conhecimento básico de matemática.
Brasil
Até 2030, garantir que todos os jovens e adultos estejam alfabetizados, tendo adquirido os conhecimentos básicos em leitura, escrita e matemática. +
Indicadores
Nações Unidas
Até 2030, garantir que todos os alunos adquiram conhecimentos e habilidades necessárias para promover o desenvolvimento sustentável, inclusive, entre outros, por meio da educação para o desenvolvimento sustentável e estilos de vida sustentáveis, direitos humanos, igualdade de gênero, promoção de uma cultura de paz e não violência, cidadania global e valorização da diversidade cultural e da contribuição da cultura para o desenvolvimento sustentável.
Brasil
Meta mantida sem alteração.
Meta 4.a
Nações Unidas
Construir e melhorar instalações físicas para a educação, apropriadas para crianças e sensíveis às deficiências e ao gênero e que proporcionem ambientes de aprendizagem seguros, não violentos, inclusivos e eficazes para todos.
Brasil
Ofertar infraestrutura física escolar adequada às necessidades da criança, acessível às pessoas com deficiências e sensível ao gênero, que garanta a existência de ambientes de aprendizagem seguros, não violentos, inclusivos e eficazes para todos. +
Indicadores
Meta 4.B
Nações Unidas
Até 2020, substancialmente ampliar globalmente o número de bolsas de estudo para os países em desenvolvimento, em particular os países menos desenvolvidos, pequenos Estados insulares em desenvolvimento e os países africanos, para o ensino superior, incluindo programas de formação profissional, de tecnologia da informação e da comunicação, técnicos, de engenharia e programas científicos em países desenvolvidos e outros países em desenvolvimento.
Brasil
Até 2020, ampliar em 50% o número de vagas efetivamente preenchidas por alunos dos países em desenvolvimento, em particular os países de menor desenvolvimento relativo, tais como os países africanos de língua portuguesa e países latino-americanos, para o ensino superior, incluindo programas de formação profissional, de tecnologia da informação e da comunicação, programas técnicos, de engenharia e científicos no Brasil. +
Indicadores
Meta 4.C
Nações Unidas
Até 2030, substancialmente aumentar o contingente de professores qualificados, inclusive por meio da cooperação internacional para a formação de professores, nos países em desenvolvimento, especialmente os países menos desenvolvidos e pequenos Estados insulares em desenvolvimento.
Brasil
Até 2030, assegurar que todos os professores da educação básica tenham formação específica na área de conhecimento em que atuam, promovendo a oferta de formação continuada, em regime de colaboração entre União, estados e municípios, inclusive por meio de cooperação internacional. +
Desenvolvi um projeto de educomunicação com os alunos do 6º ao 9º ano, onde eles criaram podcasts sobre cada um dos ODS para dar voz a um grande graffiti sobre o tema que tínhamos em um muro do pátio, professora Karen Sellis, EMEF Prof Laerte Ramos de Carvalho. Saiba mais