ODS 4
Educação de Qualidade

Assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos

bg-esq-ods4

Esta edição do “Diálogos Envolverde, Maratona ODS” trata do ODS 4, que estipula que os países consigam, até 2030, assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade e ainda promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. O debate, que aborda os desafios do Brasil para alcançar a meta da Organização das Nações Unidas, tem a participação da presidente do conselho do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária – CENPEC, Anna Helena Altenfelder.

No bate-papo, Anna reforça a importância de medidas que garantam o acesso à educação de qualidade para todos e que considerem a condição socioambiental de cada  cidadão, para suprir essas necessidades de maneira adequada e individual. Segundo ela, a reformulação de algumas políticas públicas que existem no Brasil são essenciais para garantir que metas 

importantes desse ODS sejam cumpridas, como, por exemplo o combate à evasão escolar, aumento da alfabetização, crescimento das vagas nas creches e acesso às universidades e escolas de ensino técnico.

Outro ponto levantado pela presidente do conselho do CENPEC é a melhoria na formação de professores para reduzir, inclusive, os preconceitos da sociedade.  Esses dois aspectos também são metas da ODS 4.

“Nós somos uma sociedade que naturaliza os preconceitos, a discriminação, a pobreza. Os professores são constituídos nessa sociedade. Então é preciso um trabalho de reflexão, de conscientização para que a gente possa olhar quais são as ações que perpetuam essas desigualdades e essa discriminação”, afirma Altenfelder.

Anna Helena Altenfelder é pedagoga, com especialização em psicopedagogia pelo Instituto Sedes Sapientiae, mestre e doutora em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). É Presidente do Conselho de Administração do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), onde atua há mais de quinze anos como superintendente, pesquisadora, formadora, autora de materiais de orientação para professores e gerente de projetos.

ODS 4 e a Cidade de São Paulo

A pandemia reforçou ainda mais a necessidade de uma educação equitativa, mesmo nas grandes capitais. Em São Paulo, vimos que muitos alunos da rede pública de ensino foram prejudicados pelos métodos de ensino à distância. Apesar dos conteúdos disponibilizados através de ações como a criação do Centro de Mídias, do Governo do Estado, muitas crianças e adolescentes não tiveram contato com as atividades pedagógicas, por conta da falta de internet e equipamentos adequados.

É por isso que uma educação de qualidade, que atenda particularmente a necessidade de cada parcela da sociedade, assim como prevê esse ODS, é essencial para o desenvolvimento de São Paulo e do Brasil.

Nações Unidas

Até 2030, garantir que todas as meninas e meninos completem o ensino primário e secundário gratuito, equitativo e de qualidade, que conduza a resultados de aprendizagem relevantes e eficazes.

Brasil

Até 2030, garantir que todas as meninas e meninos completem o ensino fundamental e médio, equitativo e de qualidade, na idade adequada, assegurando a oferta gratuita na rede pública e que conduza a resultados de aprendizagem satisfatórios e relevantes. +
Indicadores

Nações Unidas

Até 2030, garantir que todos as meninas e meninos tenham acesso a um desenvolvimento de qualidade na primeira infância, cuidados e educação pré-escolar, de modo que eles estejam prontos para o ensino primário.

Brasil

Até 2030, assegurar a todas as meninas e meninos o desenvolvimento integral na primeira infância, acesso a cuidados e à educação infantil de qualidade, de modo que estejam preparados para o ensino fundamental.

Nações Unidas

Até 2030, assegurar a igualdade de acesso para todos os homens e mulheres à educação técnica, profissional e superior de qualidade, a preços acessíveis, incluindo universidade.

Brasil

Até 2030, assegurar a equidade (gênero, raça, renda, território e outros) de acesso e permanência à educação profissional e à educação superior de qualidade, de forma gratuita ou a preços acessíveis.

Nações Unidas

Até 2030, aumentar substancialmente o número de jovens e adultos que tenham habilidades relevantes, inclusive competências técnicas e profissionais, para emprego, trabalho decente e empreendedorismo.

Brasil

Até 2030, aumentar substancialmente o número de jovens e adultos que tenham as competências necessárias, sobretudo técnicas e profissionais, para o emprego, trabalho decente e empreendedorismo.

Nações Unidas

Até 2030, eliminar as disparidades de gênero na educação e garantir a igualdade de acesso a todos os níveis de educação e formação profissional para os mais vulneráveis, incluindo as pessoas com deficiência, povos indígenas e as crianças em situação de vulnerabilidade.

Brasil

Até 2030, eliminar as desigualdades de gênero e raça na educação e garantir a equidade de acesso, permanência e êxito em todos os níveis, etapas e modalidades de ensino para os grupos em situação de vulnerabilidade, sobretudo as pessoas com deficiência, populações do campo, populações itinerantes, comunidades indígenas e tradicionais, adolescentes e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas e população em situação de rua ou em privação de liberdade. +

Nações Unidas

Até 2030, garantir que todos os jovens e uma substancial proporção dos adultos, homens e mulheres estejam alfabetizados e tenham adquirido o conhecimento básico de matemática.

Brasil

Até 2030, garantir que todos os jovens e adultos estejam alfabetizados, tendo adquirido os conhecimentos básicos em leitura, escrita e matemática. +
Indicadores

Nações Unidas

Até 2030, garantir que todos os alunos adquiram conhecimentos e habilidades necessárias para promover o desenvolvimento sustentável, inclusive, entre outros, por meio da educação para o desenvolvimento sustentável e estilos de vida sustentáveis, direitos humanos, igualdade de gênero, promoção de uma cultura de paz e não violência, cidadania global e valorização da diversidade cultural e da contribuição da cultura para o desenvolvimento sustentável.

Brasil

Meta mantida sem alteração.

Meta 4.a

Nações Unidas

Construir e melhorar instalações físicas para a educação, apropriadas para crianças e sensíveis às deficiências e ao gênero e que proporcionem ambientes de aprendizagem seguros, não violentos, inclusivos e eficazes para todos.

Brasil

Ofertar infraestrutura física escolar adequada às necessidades da criança, acessível às pessoas com deficiências e sensível ao gênero, que garanta a existência de ambientes de aprendizagem seguros, não violentos, inclusivos e eficazes para todos. +
Indicadores

Meta 4.B

Nações Unidas

Até 2020, substancialmente ampliar globalmente o número de bolsas de estudo para os países em desenvolvimento, em particular os países menos desenvolvidos, pequenos Estados insulares em desenvolvimento e os países africanos, para o ensino superior, incluindo programas de formação profissional, de tecnologia da informação e da comunicação, técnicos, de engenharia e programas científicos em países desenvolvidos e outros países em desenvolvimento.

Brasil

Até 2020, ampliar em 50% o número de vagas efetivamente preenchidas por alunos dos países em desenvolvimento, em particular os países de menor desenvolvimento relativo, tais como os países africanos de língua portuguesa e países latino-americanos, para o ensino superior, incluindo programas de formação profissional, de tecnologia da informação e da comunicação, programas técnicos, de engenharia e científicos no Brasil. +
Indicadores

Meta 4.C

Nações Unidas

Até 2030, substancialmente aumentar o contingente de professores qualificados, inclusive por meio da cooperação internacional para a formação de professores, nos países em desenvolvimento, especialmente os países menos desenvolvidos e pequenos Estados insulares em desenvolvimento.

Brasil

Até 2030, assegurar que todos os professores da educação básica tenham formação específica na área de conhecimento em que atuam, promovendo a oferta de formação continuada, em regime de colaboração entre União, estados e municípios, inclusive por meio de cooperação internacional. +

Depoimentos
Professores em sala de aula
Karen Sellis

Desenvolvi um projeto de educomunicação com os alunos do 6º ao 9º ano, onde eles criaram podcasts sobre cada um dos ODS para dar voz a um grande graffiti sobre o tema que tínhamos em um muro do pátio, professora Karen Sellis, EMEF Prof Laerte Ramos de Carvalho. Saiba mais

+ informações
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