
Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, os ODS, foram estabelecidos pela Organização das Nações Unidas, como uma agenda de 169 metas que visam um planeta mais igualitário e sustentável, com medidas voltadas ao meio ambiente, redução da desigualdade social e econômica e garantia de direitos.
Para traçar um panorama sobre a importância dos ODS, o “Diálogos Envolverde – Maratona ODS” recebe o economista e professor titular da PUC São Paulo, Ladislau Dowbor.
Para ele, os ODS trazem uma visão global dos problemas do planeta que exigem um acordo da humanidade para serem solucionados, como o aquecimento global, caos financeiro, contaminação dos mares, entre outros.
Ladislau reforça que a visão de sustentabilidade utilizada para compor os Objetos aborda as dinâmicas ambientais, mas também o problema da desigualdades social e de distribuição de rendas.
“Com o que a gente produz hoje, o planeta chegou ao necessário, ao suficiente. Dá para todo mundo viver de maneira confortável, mas a desigualdade gerou situações absolutamente catastróficas. Nós estamos em um planeta em que 820 milhões de pessoas estão passando fome”, afirma.
Além desses assuntos, o professor da PUC aborda outras questões previstas em metas dos ODS, como igualdade de gênero, acesso universal e gratuito a serviços básicos, redução do aquecimento global e reorganização econômica.

Ladislaw Dowbor é um economista brasileiro, de origem polonesa. É professor titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Os ODS e a Cidade de São Paulo
O professor Ladislau Dowbor, ressalta a discussão entre especialistas sobre a materialização dos ODS através das bases, ou seja, de territórios menores, como as cidades.
Para Ladislau, grandes metrópoles, como São Paulo, são um território fértil para a reapropriação política, já que esses espaços contam com um conjunto de infraestrutura, serviços e processos colaborativos e nesse processo, as metas traçadas pelos ODS podem ser a base para a construção de uma cidade mais sustentável e menos desigual.
Desenvolvi um projeto de educomunicação com os alunos do 6º ao 9º ano, onde eles criaram podcasts sobre cada um dos ODS para dar voz a um grande graffiti sobre o tema que tínhamos em um muro do pátio, professora Karen Sellis, EMEF Prof Laerte Ramos de Carvalho. Saiba mais
Produção e reportagem da equipe do Projeto Saúde & Alegria – Nove aldeias Munduruku do Médio Tapajós foram beneficiadas com água…
por Roseane Maria Garcia Lopes de Souza* – As sociedades, mesmo as mais rudimentares, sempre consideraram a vida e a saúde…
por Flávia Ribeiro* – Pouco antes da pandemia e das recomendações para o confinamento doméstico, o Rio de Janeiro enfrentou…